03 de Maio de 2024

Manaus x Nacional | Amazonense 2022 | Serviço de Jogo

Nessa quarta-feira (23/03) iniciam as semifinais do campeonato amazonense 2022. O Manaus Futebol Clube enfrenta o Nacional na partida de IDA, às 15h30 na Arena da Amazônia, com ingressos de R$20 (inteira) e R$10 (meia) e transmissão confirmada na plataforma Barezão Play - futebolamazonense.com.br .



DIAS DE PREPARAÇÃO

Não há como começar esse texto sem usar essa palavra: clássico. Além da ligação histórica entre os dois clubes, Manaus x Nacional tem protagonizado confrontos em momentos decisivos de Campeonatos Amazonenses ao longo da história. E um desses pontos de conexão entre os dois times está também em um jogador.

O atacante Chan, que tem vestindo o manto esmeraldino nos últimos 3 anos, também vestiu a camisa nacionalina em 30 jogos, e inclusive jogando contra o Manaus - na última vez em 2018, onde o Leão da Vila Municipal perdeu de 1 a 0 do Gavião do Norte.



Manaus x Nacional | Amazonense 2022|Serviço de Jogo
Chan tem 34 jogos com a camisa do Gavião. Já pelo Leão, são 30 jogos.

 

Chan comentou sobre o peso desse jogo e o que o confronto representa no futebol amazonense: "É um clássico grande. O Nacional tem camisa, tem tradição. Mas o Manaus é um time promissor, que tá na melhor fase, e jogar com a camisa do Manaus é sempre uma responsabilidade grande. Então eu acho que a expectativa muito boa, estamos concentrados. Será uma grande partida!"


A agenda na semana passada foi decisiva pro Gavião do Norte: além do histórico confronto contra o São Paulo na última quarta-feira pela Copa do Brasil, o Manaus conquistou a vaga para as semifinais em um jogo disputadíssimo contra o Manauara no Campeonato Amazonense 2022. E nessa última partida, ficou evidente que o Gavião ainda sentia o desgaste do que foi jogar contra um dos gigantes do futebol brasileiro. Um dos destaques dessa partida, o zagueiro Gutierrez comentou um pouco sobre como os jogos dessa última semana vem impactando no desempenho do Manaus em campo.

Manaus x Nacional | Amazonense 2022|Serviço de Jogo

Gutierrez foi um dos destaques na partida contra o São Paulo



"A gente vem de um ritmo muito forte. Os nossos três últimos jogos foram embaixo de chuva, e ainda teve a viagem pra São Paulo que foi um pouco desgastante. Nosso grupo tá meio curto, mas graças a Deus tem jogadores voltando de lesão, para nos fortalecer ainda mais e a gente tá muito forte. Não estamos tendo muito tempo pra treinar, então é aproveitar esse tempo para se alimentar bem e descansar", comentou o zagueiro.

Falando sobre o retorno de jogadores do Departamento Médico, estão de volta aos treinos o lateral Rafael Rosa, o volante Gilson, o goleiro Reynaldo e o volante Márcio Passos, que comentou sobre o retorno dos jogadores no momento decisivo que o Manaus vive no Amazonense: "A cabeça é boa, principalmente depois desse último jogo. É ruim demais ficar no departamento médico, então a volta as atividades dá uma esperança para que a gente não ter que ficar sofrendo do lado de fora. Eu creio que ninguém torceu mais do que nós (sobre o jogo contra o Manauara) porque queremos participar do estadual, queremos estar ajudando dentro de campo!"



Manaus x Nacional | Amazonense 2022|Serviço de Jogo
Última partida de Márcio foi contra o Manauara no início de março



E como não poderia deixar de fazer, o professor Evaristo Piza faz uma análise sobre o confronto: "Uma grandeza de um jogo no momento que decide vaga pra final da competição, duas equipes querendo o título. Um clássico, com um adversário que nos venceu na primeira fase mas agora é uma outra história. Nós fizemos 4 a 0 contra o Manauara na fase de grupos e dois jogos bem acirrados na disputa das quartas. Então o jogo que aconteceu na classificatória, ele muda, começa tudo do zero. O adversário tem a vantagem de dois resultados iguais e a gente tem que trabalhar pra quebrar isso."

Piza aproveitou também para fazer um retrospecto da última semana, destacando o tempo de curto de treino "Jogamos uma quartas de final num campo pesado, num jogo no Zamith. Uma viagem pra São Paulo... um jogo muito pesado contra o São Paulo. Um retorno com mais um jogo difícil que foi definido no último minuto. Então gera um desgaste físico e mental, com dos dois apenas de trabalho e recuperação pra gente entrar para um outro grande jogo. Então a gente tem que estar equilibrado em todos os setores, sabendo da grandeza que esse jogo tem uma grande importância pro clube."

Por fim, o Piza elogiou a jornada nesse estadual, principalmente por conta das baixas ao longo do caminho: "As dificuldades vem desde o início da temporada nossa: número reduzido de atletas, alguns jogadores com lesão e a gente conseguindo trazer, independente das circunstâncias... alguns jogadores jogando improvisados, buscando fazer o melhor, representando da melhor maneira possível a camisa do clube!"


HISTÓRICO DE CONFRONTOS



Manaus e Nacional já fizeram 21 confrontos ao longo de sua história. O esmeraldino detém no histórico 7 vitórias e 4 empates, mostrando que nos últimos 12 jogos sofreu apenas 3 derrotas contra o Nacional.

Em 2017, o Manaus venceu seu primeiro título estadual em cima do Nacional por 2 a 1 (placar agregado) e em 2019, na final do 2º turno, venceu por 2 a 1 também, ano que o esmeraldino também conquistou um título estadual.



Fotos: Ismael Monteiro / Manaus FC

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros